O neoliberalismo é um conjunto de ideias e práticas políticas e económicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia.
Caracteriza-se, pela mínima participação estatal nos rumos da economia de um país, pela politica de privatização de empresas estatais, pouca intervenção do governo no mercado de trabalho e ainda o facto, da base da economia ser formada por empresas privadas, na defesa dos princípios económicos do capitalismo.
Os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
Segundo a ONU as políticas neoliberais adotadas não trouxeram ganhos significativos para a melhoria de rendimentos, pelo contrário, a desigualdade no rendimento per capita aumentou em vários países da OCDE, provando que a desregulação dos mercados teve como resultado uma maior concentração do poder económico.
P.S. O termo neoliberalismo refere-se a uma redefinição do liberalismo clássico, ou seja um “aproveitamento”, daquilo que há séculos atrás foi "reformador" em relação aos poderes absolutistas.
(Desculpe SR. Ministro mas o senhor é que afirmou em sede de Comissão Parlamentar (2/8/11) que não sabia o que era o sistema neoliberal)
Sem comentários:
Enviar um comentário